Siga Minhas REDES SOCIAIS

Contador de Artigo

Tempo de leitura:

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Como é o Desafio do Estágio em Nutrição Clínica

        Uma palavra que me define como acadêmico, antes do primeiro paciente, antes da primeira consulta, antes do primeiro diagnóstico, antes da primeira prescrição, com certeza é GRATIDÃO.


Porque gratidão?

   Bem simples, quando eu era criança e minha mãe me colocava embaixo da sua asa, febril, muitas vezes com chuva ou sol torrando e me levava ao médico, eu ficava observando e pensando no quanto seria bom poder curar as pessoas.
     Meu intuito era crescer e fazer medicina, curar as pessoas, vê-las restabelecidas, sorrindo, correndo felizes, resumindo, prontos pra outra.
     O mundo prega peças e muitas vezes não conseguimos realizar todos os nossos sonhos e por mais que a frustração nos deixe apáticos e perplexos, sempre há um tempo certo pra tudo, mesmo que não seja aquilo que tínhamos em mente mas algo se encaixa como uma luva na roda da nossa vida e voltamos a fazer novos planos para o futuro, enfim sem ressentimentos…
     A Nutrição é um curso em que aprendemos o respeito ao próximo, seus valores, sua simplicidade e seus limites, onde aprendemos também que existem sim pessoas com mais recursos financeiros que outros mas no final das contas o dinheiro não pode comprar saúde e é onde entramos.


     Olhando pra tudo que aprendi com minhas estimadas e queridas professoras e professores, desde os valores que devemos acrescentar a nossa vida pessoal, quanto a vida profissional, vejo que não importa a área da saúde a qual nos dediquemos, o final, o ponto chave, o foco sempre vai ser o bem estar do nosso paciente, seja ele quem for, rico ou sem recursos, branco ou multicor, gostando de alimentos integrais ou apreciador daquela saborosa picanha do final de semana.

     Enfim, todos os valores que eu sonhei quando criança ver e sentir em forma de gratidão, reconhecimento e realização profissional agora posso por em prática finalmente.

O que se imagina no atendimento do consultório…

     A visão que eu tinha do estágio era a mais simples possível, me imaginava atendendo os pacientes de uma forma mais formal onde laços não se formariam, vínculos por menores que fossem não seriam criados, onde a depressão pela compulsão alimentar não fosse um fato corriqueiro, onde as doenças graves em pacientes jovens por péssimos hábitos alimentares fossem apenas artigos da literatura, onde todas as pessoas estivessem com as mentes abertas e conscientizassem da importância dos bom hábitos alimentares, onde as dores da falta de alimentos à mesa não doeriam e apertariam forte o coração. As anamneses seguiriam seu curso normal, investigativas, procurando aquela mentirinha que a gente sempre ouve falar em sala de aula, um pulo do gato, como se isso fosse o auge da consulta. Descobrir todos os erros do Recordatório Alimentar 24 horas, Questionário de Frequência Alimentar e como num jogo de xadrez dar xeque mate nas falhas da alimentação e como um mestre dos consultórios matar a xarada da má alimentação do paciente.

Viva!!!

Agora é só fazer a Antropometria e ver como estão as circunferências e dobras dos pacientes, calcular o IMC, RCQ, Peso Mínimo, Médio e Máximo, Porcentagem de Gordura Corporal, GEB, GET, Ingestão Hídrica, etc, etc, etc e tudo prontinho.

Agora é só fazer a dieta!!!

A realidade como ela é!!!

     Quem dera o atendimento fosse essa “Terra do Nunca”, esse parque de diversões onde apenas os maus hábitos alimentares estivessem em evidência. Há o outro lado da laranja…

     Há um lado de tristeza, um lado de desespero, há nos olhos do outro lado da mesa do consultório um olhar deprimido, anoréxicos, bulêmicos, implorando ajuda, implorando socorro, há um bebê vindo pra trazer alegria pra um casal, pra uma família mas também há uma obesidade classe III, esteatoses hepáticas silenciosas prontas pra se tornarem cirrose, há as dislipidemias, as diabetes, os carcinomas, há a falta de alimentos na mesa da família, ainda há VIDA!!!


     Esse é o lado que a gente não espera encontrar tão cedo mas por ironia do destino é o primeiro lado que vemos. A realidade diante dos olhos, pulsando tão perto do nosso coração abrindo nossas mentes para o lado que é o mais crítico e exige mais do nosso lado profissional.

     Agora não é somente uma questão de equilíbrio entre nutrientes, uma reeducação alimentar, é uma questão ética, uma questão humana, uma questão de honra levar a todos os pacientes que necessitam, uma qualidade de vida melhor.

Este é o lado que escolhi pra minha vida…

     Eu não espero que minha folha de pagamento seja milionária tampouco ficar rico com a profissão que escolhi, sei as limitações do país em que vivemos e também sei que se quiser conquistar algo na minha vida tem que ser com o suor do meu rosto, com o esforço do meu trabalho.
     Essa é a profissão que escolhi, NUTRICIONISTA, gratificante, bela, educativa e orientadora. Sei que durante o decorrer da minha estrada ainda vou encontrar muitos obstáculos que me farão refletir sobre a “Coisa certa a fazer”. Nessa hora eu vou parar um pouco, conversar com DEUS e pedir pra que me oriente a fazer sempre a coisa certa.



Agradecimentos…


     Agradeço de coração à minha Professora Elen Rabelo, que foi muito mais que uma ferramenta de orientação, foi uma verdadeira amiga tanto nos assuntos do estágio quanto uma palavra amiga em dias em que fogem à nossa rotina, não medindo esforços para nos trazer conhecimento e dar seu máximo para que possamos ser além de excelentes profissionais, seres humanos compreensíveis e de valores absolutos.
     Aos meus colegas de estágio, Dalilla, Hérika, Leidiane e Yuri que juntos acompanharam de perto todo esse mundo por trás do atendimento nutricional clínico.
    Fiquei realmente muito agradecido à nossa colaboradora e funcionária do Hospital Universitário Atenas, a amiga Kênia, que mesmo sendo regra da instituição ter horários para impressão de documentos fazia questão de nos auxiliar o horário que fosse. OURO PURO.
     Fiquei também muito agradecido aos demais funcionários e colaboradores da Instituição, pessoal de arquivos de pacientes, expurgo, atendentes da recepção e auxiliares da limpeza que deixam o Hospital sempre com um cheirinho que sinto falta e todos  que direta ou indiretamente contribuíram para que nosso estágio fosse o mais agradável possível.



Espero que tenham gostado do artigo e nos vemos na próxima.



- Facebook: www.facebook.com/jerry.glefeston
- Facebook Página do Blog: www.facebook.com/GlefestonNUTRIblog/
- Instagram: @glefestonnutri
- Em breve YouTube

Nossas Redes Sociais:

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Você sabe a quantidade de água que seu organismo necessita diariamente?



Muitas pessoas não tem a menor noção de que nosso organismo precisa de uma quantidade "X" de água por dia, nem mais, nem menos.

Cada organismo tem uma necessidade hídrica, esse volume de água no organismo vai aumentar a capacidade dos rins filtrarem corretamente o sangue, eliminando através da urina toxinas que provavelmente trarão malefícios diversos ao organismo, inclusive risco de coma e até a morte dependendo do acúmulo e das substâncias. 

Outra função primordial da água no nosso corpo é a necessidade da homeostase do meio intracelular com o meio extracelular. Isso tudo pra dizer que homeostase significa um "equilíbrio"do nosso organismo. 

Podemos até falar sobre esse equilíbrio intra e extracelular em um artigo próximo combinado? 

A maioria das pessoas quando começam ingerir mais líquidos durante o decorrer do dia, acham que, quanto mais água tomarem mais o corpo ficará hidratado. FALSO!!!

Várias se esquecem, por falta de costume, de se hidratar várias vezes ao dia e que pra compensar esse "esquecimento" tomam grandes porções de líquidos de uma só vez, o que faz com que o nosso corpo perca grande quantidade de vitaminas e minerais causando instabilidade eletrolítica. CUIDADO!!!

Quando há uma grande ingestão de líquidos durante o dia nosso organismo começa dar sinais de excesso, o mal estar, dores de cabeça, tonturas e confusão mental são apenas alguns dos sintomas comuns que podem aparecer neste caso. BEM PARECIDO COM A DESIDRATAÇÃO NÃO É?

Em alguns casos, um quadro de hiponatremia, que é a diminuição dos níveis de sódio no sangue devido aos altos níveis do volume água no organismo, pode ocorrer e em níveis baixos tanto o sistema muscular quanto o nervoso, não funcionam bem, sendo muito importante ressaltar que o sódio em níveis certos funciona como estabilizante da pressão arterial. 

Como vimos ter uma noção da quantidade de água que seu organismo necessita diariamente é fundamental pra que ele funcione bem e desenvolva corretamente suas funções. 

Gostou da dica? Segue lá em cima o blog, mande o artigo pros seus amigos, inimigos e segue lá nas redes sociais. 


Até a próxima. 

Estou preparando um artigo fantástico sobre o ÔMEGA 3 e seus benefícios à saúde. 
NÃO PERCAM!!!


terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Você já ouviu falar sobre o FIGO?



Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem sobre o Ficus Carica L. é que esse delicioso frutinho na verdade não é bem um fruto e sim uma flor...

Isso mesmo, uma flor. Ela tem outra curiosidade interessante que é de florescer pela parte interna, uma flor ao contrário. Aquela polpa cheia de sementinhas que muitas aves adoram ficar bicando, pra quem tem ou conhece a figueira vai saber direitinho o que estou dizendo. É dessa forma que ela dá origem a um pseudofruto.

Essas sementinhas que estamos falando se abrem e formam o verdadeiro fruto que se chama aquênio.

Então, quando comemos um figo, na verdade estamos comendo uma flor composta por vários aquênios.

Tava achando que era só uma frutinha com casca roxa por fora, polpa branca e vermelha por dentro, incrivelmente doce e cheia de sementinhas por onde ela brotava né?
Pois é nada disso, kkkkkkkkkkk.

Outra curiosidade sobre o figo é a polinização do mesmo, mas isso é assunto para outro artigo tá bem?


Como eu já citei acima seu nome científico é Ficus Carica L. e ele é da família das Moraceae, é originado da Ásia, tendo indícios prováveis de cultivo entre o sul da Península Arábica e a Turquia. Mais tarde por volta de 1532, chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses.

Existem muitas variedades de figos, devido aos diferentes locais aos quais suas mudas foram parar, alguns locais mais quentes, outros frios e os ideais à cultura, por isso vale salientar que seus valores nutricionais com certeza vão variar, não só pelas condições dos diferentes climas mas principalmente pela composição dos solos aos quais estão plantados, e solos diferentes, composições químicas diferentes, não é mesmo?

Existem várias formas de saborear o figo, cada um tem um paladar, uma forma que gosta mais e por isso pode-se encontrá-lo em vários mercados, quitandas, fazendas e inclusive no quintal de casa.


Pode-se destacar a famosa compota de figo, o figo cristalizado, doce de figo (compota), com doce de leite, não esqueço, era o que meu avôzinho mais gostava, geleia de figo, chips de figo e tantas outras delícias, que vamos ficar aqui falando sobre receitas até amanhã.

Uma dica muito importante é o cuidado a ser tomado com o látex que sai do “fruto” e das folhas. Esse líquido em contato com a pele e exposto ao sol, pode provocar sérias queimaduras, portanto, sempre é bom uma certa atenção e cuidado especial.


E quais benefícios o figo pode trazer pro corpo?

Nutricionalmente falando ele é livre de gorduras, o que ajuda a manter a boa forma e possui baixíssimo teor de sódio, que mantém os níveis de pressão arterial e evita que o organismo retenha líquidos causando inchaços, também conhecidos como edemas, principalmente em mulheres.

Também são fontes de polifenóis de flavonoides e antioxidantes como o betacaroteno, luteína, taninos e outros.

É rico em minerais e vitaminas do complexo B como a niacina, piridoxina, folato e ácido pantotênico que contribuem como o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.


Saiba a quantidade de nutrientes que o figo possui:
Valores nutricionais por 100 gramas da fruta (Fonte: USDA National Nutrient)

Macronutrientes:
Energia: 74 Kcal
Carboidratos: 19,18 g
Proteína: 0,75 g
Gorduras Totais: 0,30 g
Colesterol: 0 mg
Fibra Alimentar: 2,9 g

Vitaminas:
Folatos: 6 mg
B1 (Tiamina): 0,060 mg
B2 (Riboflavina): 0,050 mg
B3 (Niacina): 0,400 mg
B5 (Ácido Pantotênico): 0,300 mg
B6 (Piridoxina): 0,113 mg
Vitamina A: 42,6 mcg
Vitamina C: 2 mg
Vitamina E: 0,11 mg
Vitamina K: 4,7 mg
Sódio: 1 mg
Potássio: 232 mg
Cálcio: 35 mg
Cobre: 0,070 mg
Ferro: 0,37 mg
Magnésio: 17 mg
Manganês: 0,128 mg
Selênio: 0,2 mg
Zinco: 0,15 mg

Fito Nutrientes:
ß-Caroteno: 85 mg
Luteína e Zeaxantina: 9 mg


Agora que você já tem a noção da quantidade de nutrientes do figo, vamos entender o que essa “frutinha” pode fazer pra melhorar sua saúde, certo?


1. Melhora o fluxo intestinal ajudando a perda de peso

Por ser rica em fibras solúveis, tem a capacidade de melhorar o trânsito intestinal evitando, como você já sabe e leu no artigo anterior sobre fibras, que o alimento fique por muito tempo no organismo, a chamada constipação, inclusive afastando a fome.


Para desfrutar desses benefícios, o ideal é que você coma de dois a quatro figos diários, não precisa ingerir todos de uma só vez, divida em porções.

Quando tratamos de fibras muitas pessoas tem uma dúvida e vira e meche aparece a questão sobre emagrecimento...

Então vale a pena lembrar que uma boa fonte de fibras somado às quantidades necessárias diárias, observando peso, idade e sexo pode ajudar sim a perda de peso, porque além da sensação de saciedade, reduzindo o apetite, faz com que seu organismo absorva menos gorduras e açúcares da alimentação.

Mas vale também recordar que somente alguns tipos de alimentos não fazem milagres, você nunca vai perder 10 kg em 1 semana de forma saudável, isso é impossível e comprovado cientificamente, tampouco se alimentando somente de fibras, seus problemas com a balança chegarão ao fim, é sempre importante uma ingestão equilibrada e variada de alimentos e não se esqueça de praticar alguma atividade física para que “a mágica” tenha seus resultados satisfatórios.

Estamos entendidos?


2. Controle da glicemia e do diabetes

As fibras que o figo contém naturalmente, controlam a glicemia do organismo, diminuindo a absorção pelo organismo. Nós já sabemos os benefícios das fibras e essa questão eu tratei com o maior cuidado no artigo sobre fibras em que postei anteriormente e que vocês podem ler na íntegra clicando aqui.


O figo possui uma substância fitoquímica chamada ácido clorogênico que tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, equilibrando os níveis de insulina necessários para quem sofrem com a doença, tendo assim, um potencial efeito anti-diabético.

Estudos que estão sendo realizados em animais e seres humanos ainda buscam respostas mais concretas sobre o efeito do ácido clorogênico no organismo em respeito ao emagrecimento, acredita-se que ele age sobre o metabolismo dos carboidratos e lipídios fazendo com que menos calorias sejam absorvidas, mas isso vou pesquisar mais a fundo e trazer aqui no blog pra vocês.




3. Age como antioxidante e antinflamatório melhorando e cuidando do organismo

A ação antioxidante das vitaminas C, E, do complexo B, os ß-Carotenos, flavonoides como a luteolina e junto com o mineral selênio, combatem os radicais livres que são os principais causadores do envelhecimento e morte das células, protegendo nosso organismos contra vários tipos de doenças, infecções, inflamações, aterosclerose, arteriosclerose, outras doenças cardiovasculares, bloqueando o crescimento de tumores, além de auxiliar na prevenção e tratamento do câncer de pele. Esses nutrientes antinflamatórios reduzem a produção de substâncias que estimulam a inflamação no organismo e ajudam fortalecer o sistema imunológico. Olhando pelo aspecto externo, proporcionando consequentemente uma melhoria no viço e aparência da pele por ter ação antinflamatória, prevenindo o aparecimento de acnes. Outro informação importante é que o consumo de figo em no mínimo três a quatro frutos ao dia é a redução do risco de uma doença relacionada à idade que é uma das principais causas de perda da visão em adultos com idade avançada, a degeneração macular.


Um ponto que se deve levar em consideração é a necessidade de se evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras ruins e sódio. Eu poderia citar vários, mas como esse tema já é uma matéria em que estou trabalhando para este blog, vou exemplificar alguns como a salsicha, presunto, mortadela, embutidos em geral

AGUARDEM OS PRÓXIMOS ARTIGOS!


4. Previne a osteoporose

Por ser rica em cálcio e potássio é uma excelente opção para prevenção da osteoporose além de aumentar a densidade óssea.


5. Protege o sistema cardiovascular

Por ter um alto nível de potássio, que provoca a excreção de líquidos no organismo, e baixo teor de sódio, que tem efeito contrário, retendo líquidos, ele auxilia no equilíbrio da quantidade de água no organismo, fazendo com que o equilíbrio homeostático, que é a quantidade certa de água em meio interno e externo das células, esteja em perfeita harmonia. Dessa forma essa dupla em níveis corretos é indispensável para que as contrações musculares tenham um ritmo normal e livre de problemas, e a pressão arterial estando normal, evita o surgimento de doenças cardiovasculares.


6. Combate a anemia

Por serem ricos em ferro, o figo ajuda na produção dos glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia. Lembrando que seria interessante a ingestão desse alimento em mulheres gestantes, devido a deficiência do mineral nesse período, que não tenham restrição quanto a potássio, fazerem a ingestão desse fruto.



Você agora já sabe que investir nessa "flor de fruto" é investir em sua saúde. No próximo mês vamos falar sobre o Coco Verde, uma fruta rica em minerais, vitaminas, gorduras. Você vai se surpreender com a quantidade de utilidades que ele possui. 





Pois então pessoal, gostaram do artigo?
Deixe sua mensagem nos comentários, digam o que querem saber, o próximo artigo pode ser o que você tem dúvida.

Até o próximo artigo e "Quem Tem Boca..." dá um clique aí...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

FIBRAS, você sabe qual o MELHOR TIPO pra você???



Ana Luiza vai à casa de sua família e entre uma conversa e outra começa a queixar à sua mãe:


(Ana Luiza) - Eu não estou conseguindo entender mãe, meu intestino continua "preso", segui a dieta da blogueira "Marisa Cardoso" direitinho e continuo constipada.

(Mãe) - Mas se você está seguindo a dieta, não há motivos pra se preocupar filha, daqui a pouco seu intestino funciona direitinho, não é mesmo? 

Então, o que você acha que pode estar acontecendo com os resultados obtidos, ou melhor, não obtidos da dieta que uma blogueira qualquer deixou postado em seu blog pra qualquer pessoa seguir afirmando positivamente seus resultados? 

No final desse artigo, vou te mostrar quais foram os possíveis erros cometidos por Ana Luiza, pra que você também não cometa os mesmos, certo? 

O que são as fibras alimentares? 

As fibras são um grupo de carboidratos complexos, (com exceção da lignina). São polissacarídeos de origem vegetal, (união de várias moléculas de açúcar através de reação química chamada polimerização), podendo ser destacado a celulose, (já ouviu falar não é mesmo?).

Elas não possuem nutrientes e muito menos calorias, portanto não engordam. Conseguem chegar ao cólon praticamente intactas, onde são fermentadas pelas colônias de bactérias anaeróbicas (benéficas ao organismo). Então, já que as fibras não tem valor nutritivo e não auxiliam no metabolismo das células, pra que servem?

Para você ter uma visão mais clara, de forma macroscópica da constituição de uma fibra, vou exemplificar aqui o bagaço da laranja, cuja parte branca é riquíssima em pectina, uma fibra solúvel que promove a saciedade e que no intestino se transforma em uma espécie de gel que tem a capacidade de reduzir a absorção de açúcares, gorduras e também impedir a reabsorção do colesterol. Além disso, a pectina também ajuda no controle da taxa de glicose no sangue, se tornando um grande aliada no combate ao diabetes.

Gostou né? 


Seguindo um fluxograma simples, você vai entender rapidamente a importância dos dois tipos de fibras, pra você e sua saúde.


Agora entendi, mas qual é a ingestão diária recomendada? 


Assim como as proteínas, outros carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), há uma quantidade certa indicada para cada tipo de pessoa, respeitando sexo, idade e peso.

Fique por dentro de cada um deles:

- Crianças:

1 a 3 anos: (14 gramas/dia);
4 a 8 anos: (16,8 a 19,6 gramas/dia);
9 a 13 anos: (22,4 a 25,2 gramas/dia).

- Adolescentes: 

14 a 18 anos: (25,2 a 30,8 gramas/dia);

- Adultos:

Homens: (34 gramas/dia);
Mulheres: (28 gramas/dia).

As pessoas que não estão acostumadas a ingerir fibras, devem aumentar a quantidade gradualmente ao longo dos dias para evitar desconfortos intestinais.


Essas são três regras úteis para que as fibras ajam de forma correta e eficiente no seu organismo.


1. Sempre beba muita água ao longo do dia, pequenas quantidades e várias porções. 

2. Mastigue sempre os alimentos de forma devagar e cerca de 35 vezes antes de engolir, assim você irá garantir que o alimento seja devidamente triturado e o estômago tenha menos trabalho para quebrar os nutrientes que chegarão ao intestino para serem absorvidos.

3. Lembre-se, leva tempo para que o sistema gastrointestinal se ajuste às mudanças, mas os benefícios com certeza compensarão.


Ingestão de muita fibra... 

A ingestão de mais de 35 gramas de fibras por dia pode gerar alguns problemas. O excesso de fibras faz com que os alimentos permaneçam no intestino durante um tempo muito reduzido, dificultando o aproveitamento dos nutrientes - isto pode prejudicar a absorção ou acelerar a excreção de determinados minerais, como zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro. Outro fator que se deve levar em consideração é a possibilidade de irritação local e intolerância intestinal, causando desconfortos e levando à formação de gases, diarreia e dores abdominais.


Ingestão de pouca fibra... 

Quando a quantidade diária de fibras é insuficiente, os alimentos ficam retidos no intestino por muito tempo constipando-o, o que pode levar a uma reabsorção de toxinas, colesterol  açúcar e outras substâncias mais que, deveriam ser normalmente eliminados nas fezes. Além disso  outros sintomas de deficiência de fibras, são a formação de gases, inchaço, dores abdominais, dor de cabeça, mal estar e alterações no humor. Se os restos alimentares ficarem muito tempo parados e em contato com a parede do intestino pode haver inflamação, diminuição da imunidade, infecções, ressecamento das paredes intestinais podendo levar até a um quadro cirúrgico e na pior das hipóteses, até câncer colorretal

Fique "por dentro" dos alimentos e características desses polissacarídeos 


Celulose: Frutas com cascas, farinha de trigo, farelos, sementes. 
Características: Retém água nas fezes, aumentando seu volume e peso, favorecendo os movimentos peristálticos, diminuindo o tempo de permanência no organismo. Aumenta o número de evacuações, é insolúvel em meio alcalino e solúveis em ambiente ácido. 

Hemicelulose: Grãos de cereais, farelo de trigo, soja e centeio.
Características: Aumenta o volume e o peso das fezes, favorece o peristaltismo dos cólons, diminui o tempo de trânsito colônico, aumenta o número de evacuações, e a maior parte é solúvel em água.

Pectina: Frutas cítricas, principalmente a casca é rica em pectina, maçã, batata, limão, laranjas, legumes e vegetais.
Características: Forma matriz da parede celular em conjunto com a hemicelulose, tem alta capacidade hidrofílica, retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a excreção de ácidos biliares, proporciona substrato fermentável para as bactérias do cólon, reduz a concentração plasmática de colesterol e solúvel em água.

Gomas: Farelo de aveia, farinha de aveia, farelo de cevada.
Características: Têm alta capacidade hidrofílica, retardam o esvaziamento gástrico, proporcionam substrato fermentável para as bactérias do cólon, reduzem a concentração plasmática de colesterol, melhoram a tolerância à glicose e solúveis em água.

Mucilagens: Sementes e algas (agar-agar).
Características: Capacidade gelsificante (formam um gel e arrastam gorduras, poluentes e metais pesados contidos nos alimentos), retardam o tempo de esvaziamento gástrico (dificultando picos glicêmicos), proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon, reduzem o colesterol, melhoram à tolerância a glicose e fixam os ácidos biliares.

Lignina: Grão integral, ervilha, aspargos.
Características: É o único que não é um carboidrato, resistente à ação de enzimas e bactérias, fixa os ácidos biliares e insolúvel em meio ácido.


E então, ficou esclarecido quais os tipos de fibras ideal pra você? Não se esqueça que uma complementa a outra mas vale muito observar se seu intestino é "solto" ou "constipado"

Então  conseguiu descobrir quais foram os erros cometidos por Ana Luiza no diálogo do início do artigo?

Vamos lá...

1. Ana Luiza não procurou um profissional Nutricionista para uma devida avaliação e prescrição de uma dieta adequada.

2. Seu organismo é diferente do organismo da "blogueira" que postou a dieta afirmando resultados positivos, lembra-se? Sexo, idade e peso.

3. Ela não equilibrou fibras solúveis e insolúveis de acordo com o tipo de necessidade que seu organismo necessitava.

4. E a ingestão de água, será que Ana estava ingerindo líquidos corretamente para que os efeitos fossem os desejados?


Como viram seguir uma dieta tem que ser consciente e responsável, afinal de contas o que está em jogo da boca pra dentro é a sua saúde.


Até o próximo artigo e "Quem Tem Boca..." dá um clique aí...

domingo, 20 de janeiro de 2019

*Efeito Sanfona"? Que nada, prefira uma bela viola...

"Efeito Sanfona", o que é?


Você começa fazer aquela dieta esperta que sua vizinha, amiga, irmã, melhor inimiga ou um desses blogueiros, que teimam em dizer que qualquer um prescreve dieta e, perde peso imediatamente. "UAU não é que funcionou mesmo? Perdi 5 kg em uma semana. Essa dieta é milagrosa mesmo..."

...Vão-se os dias, meses e você engorda tudo de novo e um pouquinho,  (montão) mais. Entenda de uma vez por todas o porquê não se deve seguir dietas da moda, receitinhas que dão certo das e pras amigas ou  dietas milagrosas e mirabolantes de blogueiras, que se dizem nutricionistas, por aí...



Imagem de Thelma Tschope

Quando se faz uma dieta muito restritiva, a falta de nutrientes essenciais e a perda rápida de peso fazem com que o organismo entenda que alguma coisa vai mal e que precisa agir rápido, diminuindo o metabolismo das células e economizando energia para que não ocorra danos e dessa forma um prejuízo maior ao organismo.

Funcionando dessa forma, em "stand by" e com sérias e perigosas restrições de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais), o organismo vai perdendo peso e de repente, sem aviso prévio, a dieta pára. 

Tudo porque o objetivo, (meta para o peso), foi alcançado...

Agora te faço uma perguntinha e quero que seja bem sincera com você mesma. 

O que você acha que acontece com um cofrinho que só economiza e não gasta suas moedinhas? 


Imagem de berpikir sebelum bertindak
(reflita sobre isso)

Uma parte pode dizer que é bom economizar, nunca se sabe o dia de amanhã, outra parte poderá achar que gastar é essencial, novas economias surgirão. 

Abrindo o campo de visão pra melhor entender a relação gasto/economia.

Depois do objetivo alcançado você volta a comer normalmente, seu organismo ainda vai ter que se acostumar a nova condição e seu metabolismo ainda continuará lento, poupando energia, porque não sabe se os dias de escassez poderão voltar. 

O resultado será um ganho de peso rápido, seu cérebro enviará mensagem para seu organismo economizar energia que criará uma resistência quanto ao emagrecimento e ficará muito mais difícil conseguir alcançar uma meta de perda da próxima vez. 

É muito interessante ao leitor saber que nosso corpo possui em média de 10 a 30 bilhões de células adiposas e que serão eternamente suas, (cheias de lipídios ou não), a não ser que, por algum procedimento cirúrgico, como por exemplo a lipoaspiração, aconteça a remoção dessas células. Mas as informações não acabam por aí, quando essas células não conseguem mais comportar os triglicérides, novas células adiposas são produzidas e estudos confirmam que um adulto obeso pode ter até 100 bilhões dessas células. Já imaginou?

Então, respondendo a pergunta que eu fiz alguns parágrafos acima, para um bom equilíbrio do organismo, mantendo seu metabolismo em perfeito estado, funções ajustadas e adequadas o melhor mesmo é ter um meio termo.


E agora, como fazer para emagrecer da maneira certa?


O primeiro passo pra emagrecer sem riscos é a conscientização de que não existe emagrecimento com saúde, de uma noite para o dia, com dietas restritivas. Se você conseguir entender de maneira simples e objetiva que não existem dietas milagrosas, que seu corpo é um mecanismo frágil, precisa de constantes cuidados e manutenção, precisa de reposição de nutrientes diária para que haja um perfeito equilíbrio, e que necessitará de alguns pequenos sacrifícios, será metade da dieta vencida, já estará com alguns quilinhos a menos.

- Entenda que dietas restritivas, que cortam nutrientes e te emagrecem pela falta dos mesmos são os maiores causadores do "efeito sanfona".

- PROCURE UM NUTRICIONISTA, somente o profissional da área pode avaliar corretamente sua condição nutricional e prescrever uma dieta adequada, de acordo com suas necessidades, que prefiro chamar "Reeducação Alimentar".

- Aumente a quantidade de porções ao dia e diminua a quantidade de alimentos, dando prioridade às frutas e saladas entre os intervalos da principais refeições, dessa forma você se sentirá mais saciado ao longo do dia.

- Dê prioridade aos carboidratos complexos, eles vão liberando glicose na corrente sanguínea lentamente, evitando os picos e dando uma sensação de saciedade por mais tempo, devido também a maior quantidade de fibras presente nesses alimentos, ao contrário dos carboidratos simples que liberam glicose rapidamente e consequentemente fazendo com que você fique com fome mais depressa. (Arroz e produtos integrais, ricos em fibras, batata doce, brócolis, ovos, aveia...).

- As proteínas de alto valor biológico tem em sua composição os aminoácidos essenciais (triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina, histidina e metionina), que o organismo não é capaz de produzir e precisa vir da alimentação, exclusivamente de origem animal. (Leite, fígado, carne, principalmente vermelha, pescado e ovos).

- Prefira as gorduras boas, também conhecidas como "gorduras do bem", elas estão diretamente ligadas à saúde do coração, diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom). O ideal é que a concentração dos dois na corrente sanguínea esteja em equilíbrio, dessa forma a porcentagem de chances de aquisição de doenças como hipertensão, aterosclerose, infartos, AVE's, doenças inflamatórias e até alguns cânceres, como o de próstata, serão com certeza, muito mais baixos. (Abacate, ovos, azeite de oliva, chocolate amargo, salmão, atum, sardinha, linhaça, amêndoas, nozes, alimentos ricos em Ômega 3 e 6).

- Alimente-se com frutas, hortaliças e legumes mais vezes, a manutenção de vitaminas e minerais é essencial pro corpo e pra mente e as fibras além de dar uma sensação maior de saciedade são prebióticos ou seja, além de regular o trato gastrointestinal servem de alimento para as bactérias do bem, necessárias para fermentação de alimentos e dessa forma melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo.

- A não ser que você tenha alguma restrição médica por problemas renais, tome bastante água, é indispensável a ingestão de líquidos para que haja uma equilíbrio eletrolítico no organismo. Não ingira grandes quantidades de uma vez, programe uma quantidade por dia e divida em "X" vezes.

- Pratique atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, pode ser uma caminhada leve, pilates, algum tipo de dança. Faça alguma atividade que lhe proporcione prazer e sua queima de energia e gordura serão ainda maiores.



Agora que você já sabe mais sobre o temido "efeito sanfona" e como fazer para que não aconteça com você, siga as dicas e aproveite melhor sua saúde, a vida, o mundo.


Imagem de tape measure weight loss


Não deixe de se inscrever no blog, espalhar pras amigas e amigos e me siga nas páginas das redes sociais.



Te vejo na próxima postagem!!!














Dê um LIKE