Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem sobre o Ficus Carica L. é que esse delicioso frutinho na verdade não é bem um fruto e sim uma flor...
Isso mesmo, uma flor. Ela tem outra curiosidade interessante que é de florescer pela parte interna, uma flor ao contrário. Aquela polpa cheia de sementinhas que muitas aves adoram ficar bicando, pra quem tem ou conhece a figueira vai saber direitinho o que estou dizendo. É dessa forma que ela dá origem a um pseudofruto.
Então, quando comemos um figo, na verdade estamos comendo uma flor composta por vários aquênios.
Tava achando que era só uma frutinha com casca roxa por fora, polpa branca e vermelha por dentro, incrivelmente doce e cheia de sementinhas por onde ela brotava né?
Pois é nada disso, kkkkkkkkkkk.
Outra curiosidade sobre o figo é a polinização do mesmo, mas isso é assunto para outro artigo tá bem?
Como eu já citei acima seu nome científico é Ficus Carica L. e ele é da família das Moraceae, é originado da Ásia, tendo indícios prováveis de cultivo entre o sul da Península Arábica e a Turquia. Mais tarde por volta de 1532, chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses.
Como eu já citei acima seu nome científico é Ficus Carica L. e ele é da família das Moraceae, é originado da Ásia, tendo indícios prováveis de cultivo entre o sul da Península Arábica e a Turquia. Mais tarde por volta de 1532, chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses.
Existem muitas variedades de figos, devido aos diferentes locais aos quais suas mudas foram parar, alguns locais mais quentes, outros frios e os ideais à cultura, por isso vale salientar que seus valores nutricionais com certeza vão variar, não só pelas condições dos diferentes climas mas principalmente pela composição dos solos aos quais estão plantados, e solos diferentes, composições químicas diferentes, não é mesmo?
Existem várias formas de saborear o figo, cada um tem um paladar, uma forma que gosta mais e por isso pode-se encontrá-lo em vários mercados, quitandas, fazendas e inclusive no quintal de casa.
Pode-se destacar a famosa compota de figo, o figo cristalizado, doce de figo (compota), com doce de leite, não esqueço, era o que meu avôzinho mais gostava, geleia de figo, chips de figo e tantas outras delícias, que vamos ficar aqui falando sobre receitas até amanhã.
Pode-se destacar a famosa compota de figo, o figo cristalizado, doce de figo (compota), com doce de leite, não esqueço, era o que meu avôzinho mais gostava, geleia de figo, chips de figo e tantas outras delícias, que vamos ficar aqui falando sobre receitas até amanhã.
Uma dica muito importante é o cuidado a ser tomado com o látex que sai do “fruto” e das folhas. Esse líquido em contato com a pele e exposto ao sol, pode provocar sérias queimaduras, portanto, sempre é bom uma certa atenção e cuidado especial.
E quais benefícios o figo pode trazer pro corpo?
Nutricionalmente falando ele é livre de gorduras, o que ajuda a manter a boa forma e possui baixíssimo teor de sódio, que mantém os níveis de pressão arterial e evita que o organismo retenha líquidos causando inchaços, também conhecidos como edemas, principalmente em mulheres.
Também são fontes de polifenóis de flavonoides e antioxidantes como o betacaroteno, luteína, taninos e outros.
É rico em minerais e vitaminas do complexo B como a niacina, piridoxina, folato e ácido pantotênico que contribuem como o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Saiba a quantidade de nutrientes que o figo possui:
Valores nutricionais por 100 gramas da fruta (Fonte: USDA National Nutrient)
Macronutrientes:
Energia: 74 Kcal
Carboidratos: 19,18 g
Proteína: 0,75 g
Gorduras Totais: 0,30 g
Colesterol: 0 mg
Fibra Alimentar: 2,9 g
Vitaminas:
Folatos: 6 mg
B1 (Tiamina): 0,060 mg
B2 (Riboflavina): 0,050 mg
B3 (Niacina): 0,400 mg
B5 (Ácido Pantotênico): 0,300 mg
B6 (Piridoxina): 0,113 mg
Vitamina A: 42,6 mcg
Vitamina C: 2 mg
Vitamina E: 0,11 mg
Vitamina K: 4,7 mg
Sódio: 1 mg
Potássio: 232 mg
Cálcio: 35 mg
Cobre: 0,070 mg
Ferro: 0,37 mg
Magnésio: 17 mg
Manganês: 0,128 mg
Selênio: 0,2 mg
Zinco: 0,15 mg
Fito Nutrientes:
ß-Caroteno: 85 mg
Luteína e Zeaxantina: 9 mg
Agora que você já tem a noção da quantidade de nutrientes do figo, vamos entender o que essa “frutinha” pode fazer pra melhorar sua saúde, certo?
Agora que você já tem a noção da quantidade de nutrientes do figo, vamos entender o que essa “frutinha” pode fazer pra melhorar sua saúde, certo?
1. Melhora o fluxo intestinal ajudando a perda de peso
Por ser rica em fibras solúveis, tem a capacidade de melhorar o trânsito intestinal evitando, como você já sabe e leu no artigo anterior sobre fibras, que o alimento fique por muito tempo no organismo, a chamada constipação, inclusive afastando a fome.
Para desfrutar desses benefícios, o ideal é que você coma de dois a quatro figos diários, não precisa ingerir todos de uma só vez, divida em porções.
Quando tratamos de fibras muitas pessoas tem uma dúvida e vira e meche aparece a questão sobre emagrecimento...
Então vale a pena lembrar que uma boa fonte de fibras somado às quantidades necessárias diárias, observando peso, idade e sexo pode ajudar sim a perda de peso, porque além da sensação de saciedade, reduzindo o apetite, faz com que seu organismo absorva menos gorduras e açúcares da alimentação.
Mas vale também recordar que somente alguns tipos de alimentos não fazem milagres, você nunca vai perder 10 kg em 1 semana de forma saudável, isso é impossível e comprovado cientificamente, tampouco se alimentando somente de fibras, seus problemas com a balança chegarão ao fim, é sempre importante uma ingestão equilibrada e variada de alimentos e não se esqueça de praticar alguma atividade física para que “a mágica” tenha seus resultados satisfatórios.
Estamos entendidos?
2. Controle da glicemia e do diabetes
As fibras que o figo contém naturalmente, controlam a glicemia do organismo, diminuindo a absorção pelo organismo. Nós já sabemos os benefícios das fibras e essa questão eu tratei com o maior cuidado no artigo sobre fibras em que postei anteriormente e que vocês podem ler na íntegra clicando aqui.
O figo possui uma substância fitoquímica chamada ácido clorogênico que tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, equilibrando os níveis de insulina necessários para quem sofrem com a doença, tendo assim, um potencial efeito anti-diabético.
Estudos que estão sendo realizados em animais e seres humanos ainda buscam respostas mais concretas sobre o efeito do ácido clorogênico no organismo em respeito ao emagrecimento, acredita-se que ele age sobre o metabolismo dos carboidratos e lipídios fazendo com que menos calorias sejam absorvidas, mas isso vou pesquisar mais a fundo e trazer aqui no blog pra vocês.
3. Age como antioxidante e antinflamatório melhorando e cuidando do organismo
A ação antioxidante das vitaminas C, E, do complexo B, os ß-Carotenos, flavonoides como a luteolina e junto com o mineral selênio, combatem os radicais livres que são os principais causadores do envelhecimento e morte das células, protegendo nosso organismos contra vários tipos de doenças, infecções, inflamações, aterosclerose, arteriosclerose, outras doenças cardiovasculares, bloqueando o crescimento de tumores, além de auxiliar na prevenção e tratamento do câncer de pele. Esses nutrientes antinflamatórios reduzem a produção de substâncias que estimulam a inflamação no organismo e ajudam fortalecer o sistema imunológico. Olhando pelo aspecto externo, proporcionando consequentemente uma melhoria no viço e aparência da pele por ter ação antinflamatória, prevenindo o aparecimento de acnes. Outro informação importante é que o consumo de figo em no mínimo três a quatro frutos ao dia é a redução do risco de uma doença relacionada à idade que é uma das principais causas de perda da visão em adultos com idade avançada, a degeneração macular.
Um ponto que se deve levar em consideração é a necessidade de se evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras ruins e sódio. Eu poderia citar vários, mas como esse tema já é uma matéria em que estou trabalhando para este blog, vou exemplificar alguns como a salsicha, presunto, mortadela, embutidos em geral.
AGUARDEM OS PRÓXIMOS ARTIGOS!
4. Previne a osteoporose
Por ser rica em cálcio e potássio é uma excelente opção para prevenção da osteoporose além de aumentar a densidade óssea.
5. Protege o sistema cardiovascular
Por ter um alto nível de potássio, que provoca a excreção de líquidos no organismo, e baixo teor de sódio, que tem efeito contrário, retendo líquidos, ele auxilia no equilíbrio da quantidade de água no organismo, fazendo com que o equilíbrio homeostático, que é a quantidade certa de água em meio interno e externo das células, esteja em perfeita harmonia. Dessa forma essa dupla em níveis corretos é indispensável para que as contrações musculares tenham um ritmo normal e livre de problemas, e a pressão arterial estando normal, evita o surgimento de doenças cardiovasculares.
6. Combate a anemia
Por serem ricos em ferro, o figo ajuda na produção dos glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia. Lembrando que seria interessante a ingestão desse alimento em mulheres gestantes, devido a deficiência do mineral nesse período, que não tenham restrição quanto a potássio, fazerem a ingestão desse fruto.
Você agora já sabe que investir nessa "flor de fruto" é investir em sua saúde. No próximo mês vamos falar sobre o Coco Verde, uma fruta rica em minerais, vitaminas, gorduras. Você vai se surpreender com a quantidade de utilidades que ele possui.
Pois então pessoal, gostaram do artigo?
Deixe sua mensagem nos comentários, digam o que querem saber, o próximo artigo pode ser o que você tem dúvida.
Até o próximo artigo e "Quem Tem Boca..." dá um clique aí...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestão ou sua dúvida aqui!